Gibiteca de Quatro Barras comemora seu 6º aniversário

Publicado em: 11/05/2017 10:18

A Gibiteca de Quatro Barras comemorou seus seis anos de fundação no último dia 26 com a presença de figuras ilustres da caricatura, da ilustração e dos quadrinhos: o mestre da caricatura e ilustrador Francis de Cristo; o coordenador da Gibiteca de Curitiba e autor de quadrinhos, Fúlvio Pacheco; e o desenhista da Marvel Comics e diretor do Estúdio Club Comics, Ibraim Roberson.

Com bate papos pela manhã e também no período da tarde, os convidados interagiram com os alunos, tiraram dúvidas e falaram sobre o início de suas carreiras, estabelecendo um contato direto entre quem já consolidou a profissão e quem está apenas começando.

"Falamos sobre a evolução da profissão, o que foi legal e o que não foi na carreira, e também sobre o ótimo momento dos quadrinhos no Brasil", disse Fúlvio, que hoje coordena a Gibiteca de Curitiba, uma das mais antigas do mundo. Ele contou que desde 1888 foram lançadas 250 revistas em quadrinhos na capital, das quais 55 foram publicadas só no ano passado. "É, sem dúvida, o melhor período dos quadrinhos de todos os tempos", disse.

Ibraim Roberson, desenhista de ícones como Wolverine, X-Men, Capitão América, Mulher Gato e a Liga da Justiça, da Marvel Comics, também compartilhou suas experiências, falando sobre seu começo aos 11 anos. "Eu tento me ver neles. Na minha época também queria saber se era possível a profissão e como era. É muito legal ter este contato", contou Ibraim.

Logo após a conversa, o desenhista pegou lápis e papel e exercitou o olhar dos alunos. Ao rabiscar as primeiras linhas, os jovens presentes tinham que adivinhar qual seria o personagem retratado por Ibraim. Caso acertasse, o desenho era seu.

"Queria ganhar de qualquer forma", disse o aluno do Curso de HQ, Eduardo Leal, de 16 anos. Quis e ganhou. Foi um dos primeiros a adivinhar. "Quero muito trabalhar com ilustrações no futuro e minha mãe apoia", contou.

Mateus Babireski, 14 anos, desenha desde os 7, e também gostou do que viu e ouviu na comemoração da Gibiteca. "O Ibraim desenha muito. Ele é uma inspiração", afirmou, contando que também pretende seguir carreira.

A Gibiteca
A Gibiteca de Quatro Barras hoje conta com um acervo de 7 mil exemplares de gibis e revistas em quadrinhos, desde títulos antigos a edições recentes. O diretor de Cultura, Enéas Ribeiro Correa, disse que a proposta é tornar a comemoração de aniversário da Gibiteca um evento oficial no calendário dos quadrinhos. "Queremos despertar nos alunos a visão das possibilidades profissionais dentro da ilustração, dos quadrinhos e das caricaturas, vertentes que trabalhamos todos os dias na Casa da Cultura", disse Enéas.

O prefeito Angelo Andreatta (Lara) também participou da programação e ressaltou que a arte e a cultura são fatores transformadores na sociedade. "É uma alegria ver esta garotada mostrando seu talento, compartilhando experiências e seguindo seus sonhos", disse Lara.