Proerd Quatro Barras forma 195 alunos

Publicado em: 21/08/2019 17:54 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Proerd Quatro Barras forma 195 alunos

Foto: Diego Tiller/PMQB

Na terça-feira, (20), mais de quinhentas pessoas acompanharam a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas. Ao todo, 195 formandos - todos alunos dos 5º anos das escolas municipais - entoaram o lema do programa, dando uma lição sobre o que aprenderam: ficar longe das drogas, não praticar violência, nem bullying nas escolas.

Além do grande público presente - entre crianças, pais, familiares e convidados - o evento contou com a presença do prefeito Angelo Andreatta (Lara), da secretária de Educação Adriana Gomes, Diretora de Educação Leila Busrnado, Secretaria do COMUD Patrícia Andrade Bonfim, educador e policial Guilherme Kowalczuk, além de contar com a participação da Banda do Colégio Dom Orine.

A Polícia Militar através do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária juntamente com as escolas promovem o curso de prevenção primária às drogas e a violência. O instrutor, soldado Guilherme Kowalczuk, foi homenageado por todas as unidades escolares que participaram do programa. A ação é um esforço entre a Polícia Militar e a Prefeitura Municipal através das escolas e dos familiares dos alunos.

Para a realização do Proerd a Secretaria de Educação disponibiliza o espaço e o suporte dos profissionais de educação, professoras e atendentes infantis. Esse apoio é fundamental para o sucesso o programa. A Polícia Militar além do  instrutor, fornece o material didático aplicado nas aulas.

Segundo a secretária Adriane Gomes, o Proerd prepara os alunos para enfrentar problemas como a violência e as drogas. “A filosofia do Programa é  prevenir o consumo de droga entre as crianças e adolescentes. Eles aprendem a resistir as pressões dos amigos. Ao participarem do Proerd os nossos alunos aprenderam  valores para a vida. Foi trabalhado em sala de aula atividades e textos para fixação do conteúdo do Programa”, disse a secretária.

Leila diz que o Proerd é uma importante ferramenta de ensino para os alunos “vejo o Proerd como essencial para a vida de nossas crianças. Sempre colocaremos o Programa a disposição em nossas escolas. Temos investido maciçamente para manter a qualidade de ensino em nosso município”, concluiu.

"Hoje é um dia de muita alegria. Que energia maravilhosa e que bom ver tantas pessoas trabalhando por uma causa tão importante como o combate às drogas e à violência. É um orgulho participar de um programa transformador como este, que faz alimentar o que há de melhor em cada um de nós: o caminho da paz, do respeito, do convívio social, o caminho do bem", disse o prefeito Lara.