Quatro Barras abre Fase Regional dos Jogos Escolares do Paraná

Publicado em: 17/06/2019 17:23 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Quatro Barras abre Fase Regional dos Jogos Escolares do Paraná

Foto: Diego Tiller/PMQB

Quatro Barras recebeu na última sexta-feira (14) delegações de 14 cidades durante a abertura da Fase Regional do 66º Jogos Escolares do Paraná (JEPS). Na solenidade, atletas das cidades participantes desfilaram no Ginásio Menino Deus com suas respectivas bandeiras, abrindo oficialmente a edição que já detém recorde de participação.

O prefeito Angelo Andreatta (Lara) deu as boas vindas aos alunos e profissionais das 64 escolas participantes. "Sediar um evento desta magnitude nos dá uma satisfação enorme, principalmente por saber dos benefícios que o esporte traz como esta interação positiva, a disciplina e o senso de trabalho em equipe. Esporte é transformação social", disse Lara.

Já no dia seguinte, no sábado (15), tiveram início as competições que seguem até esta quarta-feira (19). Os atletas disputam as modalidades de futsal, voleibol, handebol, basquete, tênis de mesa, xadrez e atletismo, representando suas cidades. São 14 ao todo: Quatro Barras, Almirante Tamandaré, Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Colombo, Cerro Azul, Dr. Ulysses, Itaperuçu, Pinhais, Piraquara, Tunas do Paraná e Rio Branco do Sul.

Além dos três ginásios da cidade, os jogos também acontecem na pista de atletismo do Estádio Municipal Osni Antonio da Silva, no Colégio Estadual Elias Abrahão (xadrez), e no Ginásio do Jardim Paulista. Encerradas as disputas por modalidades, os alunos já vão sendo premiados e os campeões seguem para a Fase Macrorregional, que acontecerá em Rio Branco do Sul.

O secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Adriano de Lara (Nano), que acompanha os jogos, disse que a competição é um excelente estímulo ao esporte. "Incentivar os jogos na juventude é transformador, não apenas pelos benefícios à saúde, mas pelo grande senso de equipe que se constrói. Nos preparamos para receber os quase 2 mil alunos, revitalizamos alguns espaços e estamos investindo continuamente para oferecer a melhor estrutura aos alunos dos nossos projetos”, contou Nano.

O prefeito e o secretário agradeceram a colaboração de Campina Grande do Sul, por ceder um de seus ginásios, e das equipes de Quatro Barras que dão suporte ao evento, em especial, as Secretarias de Ordem Pública (Guarda Municipal) e de Saúde.

Na solenidade de abertura estiveram presentes o prefeito de Quatro Barras, Angelo Andreatta;Vereador de Quatro Barras - Sandro Eleno Andreatta; Secretaria de Assistência Social e Cultura de Quatro Barras - Adriane Gomes da Silva; Secretario de Esporte Lazer e Juventude de Campina Grande do Sul - Elton Collere; Secretario de Esporte Lazer e Juventude de Quatro Barras - Adriano de Lara; Secretario de Esporte, Lazer e Turismo de Rio Branco do Sul - José Luiz Teixeira; Representando o Esporte Paraná - Carlos Lima; a coordenadora dos jogos escolares do Paraná - Luzia Ferro, e a chefe do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte -Debora Zachetin.

Os Jogos Escolares são realizados pela Secretaria Estadual de Esporte e Turismo, com apoio do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte e da Prefeitura Municipal de Quatro Barras.