Prefeitura Mobiliza equipes para o atendimento emergencial a residências alagadas na Região Rural

Prefeitura Mobiliza equipes para o atendimento emergencial a residências alagadas na Região Rural


Publicado em: 17/05/2019 17:05 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Whatsapp

 

Prefeitura Mobiliza equipes para o atendimento emergencial a residências alagadas na Região Rural

Foto: Diego Tiller/PMQB

QUATRO BARRAS EM ALERTA 

ortes chuvas na madrugada deste dia 17 de maio assolaram a zona rural , trazendo a tona um problema recorrente de alagamentos, provocando a queda de árvores e o bloqueio de  estradas. Conforme o plano de contingência da Defesa Civil, equipes compostas por Guarda Municipal, Infraestrutura , voluntários e Corpo de Bombeiros foram imediatamente enviadas para darem apoio às pessoas atingidas.

Ao longo da história as pessoas procuram a proximidade dos corpos hídricos para construírem suas habitações. Com o passar dos anos as consequências são sentidas por estas comunidades, uma vez que es áreas de várzeas são áreas suscetíveis a alagamentos. 

Justamente por serem consideradas áreas de risco, o Código Florestal Brasileiro e um conjunto de legislações  consideram algumas áreas como de Proteção Permanente ou seja, que não podem ser ocupadas por habitações. Topos de morro, nascentes, fundos de vale, encostas íngremes, alagados  e matas ciliares fazem parte desta lista. 

Na região rural conhecida como Rio do Meio e Tigre, os Rios Capivari-Mirim e do Meio cortam grandes áreas e possuem diversos afluentes pois estão  próximas à Serra do Mar, formando uma grande bacia contribuinte.

A Defesa Civil impulsionada pela Prefeitura tem atuado no sentido de mapear e buscar soluções de relocação destas pessoas para habitações e áreas mais seguras, evitando danos materiais e à saúde  e buscando a proteção do meio ambiente.

A Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 para o alerta e socorro  em casos de catástrofes naturais ocasionadas por ventos, chuvas , acidentes com riscos ambientais, deslizamentos, tremores entre outros. A Prefeitura também atende em horário comercial pelo telefone 3671 8800 Ramal 8878 ou 7832


Leia também

Secretaria Municipal de Assistência Social e Cultura

ROCK’N ROAD FESTIVAL REÚNE MOTOCICLISTAS E ROQUEIROS EM GRANDE EVENTO

09/09/2019 16:57