Programa Guarda Amigo leva orientações a jovens de colégios estaduais

Publicado em: 26/03/2019 18:02 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Programa Guarda Amigo leva orientações a jovens de colégios estaduais

GMs alertam sobre distração ao utilizar o celular, a importância de usar as calçadas e atitudes cidadãs como respeitar os pais e professores

Equipes da Guarda Municipal de Quatro Barras estão visitando os Colégios Estaduais para dar orientações de segurança, incentivar bons hábitos e falar sobre o Aplicativo 153 Cidadão - uma nova ferramenta que permite acionamento instantâneo da Guarda Municipal.

Nos encontros com os jovens, os Guardas Municipais alertam sobre a distração ao utilizar o celular, que pode ocasionar acidentes, roubos e atropelamentos; a importância de usar as calçadas principalmente em horários de grande fluxo; e atitudes cidadãs como respeitar os pais e os professores.

A ação faz parte do Projeto Guarda Amigo, uma iniciativa da Guarda Municipal de Quatro Barras. Essa já é a segunda etapa dos trabalhos de orientação e prevenção desenvolvido com crianças e jovens.

Nas escolas municipais, onde a faixa etária das crianças é menor, os GMs desenvolvem apresentações do Teatro de Fantoches, demonstrando de forma lúdica cuidados no dia a dia para evitar acidentes e outros perigos, e estimular boas atitudes dentro e fora da escola.

O prefeito Angelo Andreatta (Lara) falou da importância da presença e da proximidade da Guarda Municipal com o público infantil e juvenil. "O Programa Guarda Amigo tem, sobretudo, uma função preventiva, de cuidado. Traz ensinamentos importantes e ao mesmo tempo mostra que a GM é uma grande parceira, com quem eles podem contar", disse Lara.

Aplicativo 153 Cidadão

Um dos objetivos das visitas é divulgar o Aplicativo 153 Cidadão, uma ferramenta que permite acionar de forma mais rápida as equipes da Guarda em situações de emergência. O aplicativo é compatível aos sistemas Android ou IOS, e pode ser baixado gratuitamente no celular, pela Play Store ou App Store. Após instalá-lo, é só cadastrar os dados e, quando necessário, acionar as equipes. O sistema permite à GM localizar de onde partiu o chamado e se deslocar com mais agilidade. Mais informações, entre em contato com a Guarda Municipal pelo telefone 153 ou 3672-3020.