População deve tomar vacina contra a Febre Amarela

População deve tomar vacina contra a Febre Amarela


Publicado em: 21/02/2019 09:09 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Whatsapp

 

População deve tomar vacina contra a Febre Amarela

Mesmo com intensificação da campanha, muitas pessoas ainda não procuraram as Unidades de Saúde

Quatro Barras tem intensificado a Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela. Mesmo diante dos alertas sobre a gravidade e a proximidade da doença (com um caso registrado em Campina Grande do Sul), o número de pessoas que buscaram as Unidades de Saúde para fazer a vacinação foi bem abaixo das expectativas da Secretaria Municipal de Saúde.

Na última semana, cerca de mil pessoas foram vacinadas, mas aproximadamente 6 mil ainda constam como não imunizadas. O coordenador de Saúde, Kayo Augustus, conta que parte deste grupo pode ter tomado a vacina anteriormente, mas não atualizou seus dados junto às Unidades de Saúde. Ainda assim, o número de pessoas que precisam ser vacinadas é bastante elevado.

A Secretaria de Saúde reforça à toda a população a necessidade de se prevenir. Todas as Unidades de Saúde de Quatro Barras, em área urbana ou rural, oferecem a vacina todos os dias. Basta levar a Carteirinha de Vacinação.

Quem deve tomar
Crianças de 9 meses a adultos de 59 anos são o público alvo da campanha, mas pessoas de outras faixas etárias também devem comparecer às Unidades de Saúde para verificar a necessidade ou não da vacinação. A dose da vacina é única, mas leva 10 dias para fazer efeito, o que torna a imunização ainda mais urgente.

Alto índice de mortalidade
Vale lembrar que a Febre Amarela tem um alto índice de mortalidade. Entre os sintomas iniciais estão febre alta, associada à dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômitos, dor no corpo e dor abdominal. Sua evolução pode ser rápida. Em cerca de 10% dos casos apresenta formas graves com icterícia (amarelão da pele), dor abdominal intensa, sangramentos no sistema digestivo (vômitos ou fezes com sangue), pele ou urina, e falência renal. Mais informações: (41) 3671-8800, ramal 8856.


Leia também

Secretaria Municipal de Assistência Social e Cultura

ROCK’N ROAD FESTIVAL REÚNE MOTOCICLISTAS E ROQUEIROS EM GRANDE EVENTO

09/09/2019 16:57