Unidades de Saúde estarão abertas neste sábado para vacinação contra a Febre Amarela

Publicado em: 06/02/2019 17:45 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Unidades do Jardim Menino Deus, Centro, Borda do Campo, Palmital e Campininha vão funcionar das 8h às 17h

Quatro Barras vai intensificar a vacinação contra a Febre Amarela neste sábado, dia 9 de fevereiro. As três maiores Unidades de Saúde da cidade - no Jardim do Menino Deus, Centro e Borda do Campo - e as Unidades do Palmital e Campininha, na área rural, estarão atendendo o dia todo, das 8h às 17h, para facilitar o acesso da população.

A proximidade da doença, com um caso já confirmado em Antonina, gerou um alerta para as autoridades e para todos os moradores. Por isso, a Secretaria de Saúde convoca todas as pessoas ainda não vacinadas para fazer a imunização o mais breve possível, principalmente porque a vacina leva 10 dias para fazer efeito.

Crianças de 9 meses a adultos de 59 anos são o público alvo da campanha, mas pessoas de outras faixas etárias também devem comparecer à Unidade de Saúde para verificar a necessidade ou não da vacinação. A dose é única e tem validade para toda a vida.

A Febre Amarela tem um alto índice de mortalidade. Entre os sintomas iniciais estão febre alta, associada à dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômitos, dor no corpo e dor abdominal. Sua evolução pode ser rápida. Em cerca de 10% dos casos apresenta formas graves com icterícia (amarelão da pele), dor abdominal intensa, sangramentos no sistema digestivo (vômitos ou fezes com sangue), pele ou urina, e falência renal.

Alerta
O prefeito Angelo Andreatta (Lara) e o secretário de Saúde, Leonardo Presa, pedem à toda a população para que participem da campanha. "É extremamente importante a adesão de todos os moradores. Quem ainda não foi vacinado deve comparecer a uma Unidade de Saúde o mais breve possível, levando a carteirinha", alertou o secretário. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone: (41) 3671-8800, ramal 8856.