Moradores de Quatro Barras devem se vacinar contra a Febre Amarela

Moradores de Quatro Barras devem se vacinar contra a Febre Amarela


Publicado em: 30/01/2019 15:32 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Whatsapp

 

Moradores de Quatro Barras devem se vacinar contra a Febre Amarela

Secretaria de Saúde faz alerta sobre a necessidade da prevenção. Crianças de 9 meses a adultos de 59 anos devem tomar a dose. Procure uma UBS

A Secretaria de Saúde de Quatro Barras expediu um alerta sobre a necessidade de vacinação contra a Febre Amarela. A aproximação da doença preocupa as autoridades e torna cada vez mais necessário imunizar crianças dos 9 meses a adultos com até 59 anos. Acima desta faixa etária é preciso ter indicação médica.

Todas as Unidades de Saúde vem disponibilizando a vacina. Só no ano passado, 7 mil pessoas foram vacinadas na cidade. A dose é única e imuniza a pessoa por toda a vida, mas leva 10 dias para fazer efeito, o que torna ainda mais urgente a vacinação.

Na tarde desta terça-feira (29), representantes da Secretaria de Saúde estiveram reunidos com a equipe técnica da Regional de Saúde para tratar sobre ações de intensificação da campanha. O secretário de Saúde, Leonardo Presa, disse que a Secretaria está fazendo um levantamento do número de pessoas ainda não vacinadas para determinar quais ações diretas serão adotadas, e que a situação é de alerta geral, já que a doença tem um alto índice de mortalidade.  

A proposta é que nos próximos dias, a Prefeitura lance um Dia D de vacinação, no fim de semana, para facilitar o acesso dos moradores. Independente de um dia específico para intensificar a campanha, quem ainda não tomou a vacina deve procurar imediatamente uma Unidade de Saúde e fazer a imunização.

O prefeito Angelo Andreatta (Lara) pediu a adesão dos moradores na campanha e disse que a prevenção é extremamente importante. "Casos da doença estão cada vez mais próximos, por isso pedimos à população que priorize essa questão, vá a uma Unidade de Saúde e tome a vacina. A prevenção é sempre o melhor caminho", disse Lara.

Parques fechados
Desde o dia 24 de janeiro, 11 unidades de conservação estaduais foram fechadas para visitação pelo Instituto Ambiental do Paraná - IAP. A determinação se deu diante do incidente envolvendo macacos mortos encontrados em Antonina, que estavam infectados com a doença. Além dos animais, um jovem foi diagnosticado com febre amarela na cidade litorânea.


Não se deve matar os macacos
Especialistas alertam a população para que não matem os macacos, uma vez que eles não são transmissores da febre amarela. Pelo contrário, os animais servem de aliados, já que a morte deles é um importante sinalizador para a existência do mosquito com o vírus transmissor. Mais informações, procure uma Unidade de Saúde ou entre em contato pelo telefone: (41) 3671-8800, ramal 8856.  

 


Leia também

Secretaria Municipal de Governo

Defesa Civil cria iniciativas de prevenção à soltura de balões

01/07/2020 18:25

Secretaria Municipal de Assistência Social e Cultura

Assistência Social recebe doação de 2 mil máscaras do projeto Mãos que Ajudam

10/06/2020 08:55

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura

Prefeitura e moradores realizam limpeza de rio quatro-barrense

02/06/2020 09:47

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Industrial Comercial e Turismo

Série Gente que Empreende

01/06/2020 20:06