Crianças são acompanhadas pelo Programa Saúde na Escola

Publicado em: 24/10/2018 17:32 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Crianças são acompanhadas pelo Programa Saúde na Escola

Equipes visitam periodicamente escolas e Cmeis para avaliar peso, altura, carteirinha de vacinação e detectar possíveis pontos de acompanhamento

Equipes de todas as Unidades de Saúde de Quatro Barras realizam periodicamente o Programa Saúde na Escola, visitando escolas e Cmeis próximos de sua área de atuação. O acompanhamento é importante porque indica cuidados, quando necessários, e também atua na prevenção da saúde das crianças.

Nesta semana, a equipe da Unidade da Sede visitou o Cmei Tia Inez, no Jardim Patrícia, para mais uma etapa do PSE. As profissionais avaliaram as carteirinhas de vacinação, as dimensões corpóreas (como peso e altura), e eventuais casos de pediculose.

Todas as crianças com vacinas em atraso receberam uma notificação para que os pais compareçam à Unidade de Saúde e atualizem a carteirinha de vacinas conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. As equipes também enviaram comunicados aos pais quanto aos cuidados que devem ser tomados com as crianças.

O acompanhamento também incluiu medidas de saúde bucal. Os alunos passaram por uma avaliação odontológica para verificar a presença de cáries, receberam orientações de escovação e um kit contendo escova de dentes, fio dental e enxaguante bucal.

Segundo a Secretaria de Saúde, a meta das equipes é manter 100% das crianças com a vacinação em dia, prevenir doenças e manter a saúde dos alunos de forma que possam se desenvolver plenamente.