Município vai intensificar ações de saúde durante o Outubro Rosa

Publicado em: 05/10/2018 15:55 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Município vai intensificar ações de saúde durante o Outubro Rosa

Município amplia orientações, vai promover caminhada e dia D da campanha

A Secretaria de Saúde de Quatro Barras organizou um cronograma especial para alertar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama. Além de intensificar as orientações nas Unidades Básicas de Saúde, a Campanha Outubro Rosa terá dois grandes eventos de mobilização.

No sábado (20) será o dia D da Campanha, quando todas as UBS estarão abertas, oferecendo serviços como coleta de preventivos, solicitação de mamografias, realização de testes rápidos e orientações de saúde à mulher. O horário de atendimento será das 8h às 17h.

No dia 27 de outubro também está programada a Caminhada alusiva ao Outubro Rosa - uma forma de mobilizar a população chamando a atenção para a importância do auto exame e da prevenção. A concentração acontece às 14h30, na Praça CEU do Jardim Menino Deus, e a saída às 15h. De lá, as participantes seguem até a Praça Raulino Alves Cordeiro, no Centro, onde haverá aulão de zumba, feira gastronômica e artesanal, e sorteio de brindes.

O secretário de Saúde, Leonardo Presa, diz que o objetivo é mobilizar o maior número de mulheres mostrando a importância da prevenção. "Este é o mês símbolo da campanha, um momento de chamar a atenção das mulheres para cuidados simples, mas que podem salvar vidas", destacou.

A Secretaria de Saúde hoje atende 9.352 mulheres, de todas as faixas etárias, cadastradas no prontuário eletrônico E-SUS. Entre os serviços oferecidos estão exames citopatológicos, encaminhamentos para mamografia, orientações gerais de saúde, entre vários outros. Informe-se, previna-se. Entre em contato pelo telefone: (41) 3671-8800.