Festival exibe filmes estudantis e incentiva produções locais

Publicado em: 01/10/2018 17:26 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Festival exibe filmes estudantis e incentiva produções locais

1º FestMovie de Quatro Barras aproximou estudantes e profissionais do ramo

Quatro Barras dedicou o último domingo (30) às produções audiovisuais autorais. O 1º Festival de Filmes Estudantis (FestMovie), realizado pela Secretaria de Assistência Social e Cultura, exibiu mais de 10 produções de alunos em três    categorias: documentário, animação e tema livre.

O diretor de Cultura, Enéas Ribeiro Corrêa, disse que a proposta do festival foi lançada nas escolas e que várias delas aderiram. Entre os participantes estiveram estudantes dos colégios Arlinda Ferreira Creplive, André Andreatta e Dom Orione, e da Escola Municipal Ernesto Milani.

Em meio às dezenas de produções, os filmes exibidos no último domingo foram selecionados pelo Conselho Municipal de Cultura. Cada filme teve duração de três minutos e lançou mão de temas variados, entre eles a Campanha Setembro Amarelo - uma mobilização contra o suicídio que visa alertar crianças e adolescentes.

Os estudantes que tiveram seus trabalhos selecionados receberam o troféu Serelepe, que marca iniciativas culturais premiadas na cidade. "O ponto alto do evento foram as produções dos alunos, que estiveram diretamente envolvidos com a montagem de roteiros, encenação, direção, enfim, todas as etapas", contou Enéas.

Outros dois momentos também mereceram destaque: a exibição do filme "S.O.S", filmado integralmente em Quatro Barras, e um bate papo com a roteirista Pollyanna Corrêa e o diretor Rudy Barros, da Web Série "Fora de Série".

O curta S.O.S foi produzido pelo Grupo Banana Filmes e é a primeira produção audiovisual financiada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Os produtores e a equipe estiveram no evento e conversaram com os estudantes.

O bate papo com a roteirista Pollyanna e o diretor Rudy também esclareceu dúvidas para quem deseja atuar neste ramo. Pollyanna foi aluna e professora em Quatro Barras e compartilhou as experiências percorridas até agora neste mercado competitivo, mas apaixonante.

O prefeito Angelo Andreatta (Lara) e a secretária de Assistência Social e Cultura, e primeira-dama, Adriane Gomes Andreatta, também acompanharam a programação que, segundo o prefeito, é mais uma importante ação de incentivo à cultura.

"É gratificante ver tantos jovens mobilizados num projeto como este, que estimula o acesso e a produção cultural. Isto é importante, envolver a comunidade, dar oportunidades aos jovens, revelar talentos que certamente temos aqui, e fazer da cultura um agente de transformação social", disse Lara.

Os filmes não exibidos nesta edição do FestMovie não ficarão de fora. Uma nova edição já está programada para o ano que vem, tornando o festival mais um evento no calendário oficial da cidade.