Um ano após armamento, Guarda Municipal contabiliza 2.237 atendimentos

Publicado em: 19/09/2018 16:34 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Um ano após armamento, Guarda Municipal contabiliza 2.237 atendimentos

Dados foram divulgados durante o lançamento do aplicativo 153 Cidadão e entrega de certificados do Curso de Requalificação de Armamento e Tiro

Completando um ano de atividades após o armamento, a Guarda Municipal de Quatro Barras divulgou ontem (18) mais uma inovação no atendimento à segurança pública e também números sobre a atuação das equipes no combate à criminalidade.

A primeira novidade diz respeito à implantação do aplicativo 153 Cidadão, uma ferramenta para agilizar o acionamento da GM diante de casos de roubo, furto, crimes, perturbação do sossego, denúncias, entre outros. O aplicativo oferece um canal direto com a Guarda através do próprio sistema, de chat ou fale conosco.

A nova ferramenta já está disponível para uso da população e sua instalação é bastante simples. Basta baixar o aplicativo no celular pelo Google Play ou na App Store e preencher o cadastro com seus dados. Ao acionar a GM, o sistema reconhece a identidade do solicitante e sua localização de forma rápida e segura. Mulheres sob proteção da Lei Maria da Penha ainda terão um botão exclusivo para acionar a Guarda.

"É mais uma ferramenta para agilizar o atendimento à população, dando uma rápida resposta diante das ocorrências", disse o secretário de Ordem Pública, Marcos Pereira. Ele explicou que o aplicativo integra um sistema ainda maior: o Boletim Eletrônico. Agora, as chamadas para ocorrências são recebidas na base da GM e transmitidas para as equipes via tablets. Ao final, os boletins são concluídos via sistema, de forma integrada ao 153 Cidadão.

Números

No evento de lançamento do aplicativo, a GM também divulgou o levantamento das operações realizadas desde que recebeu o armamento, há um ano. No período, foram 2.237 ocorrências, 420 abordagens preventivas, 116 acidentes atendidos, 177 veículos irregulares recolhidos, 69 kg de maconha e 420 pedras de craque apreendidas, 21 armas de fogo tiradas das ruas e 26 operações em parceria com as Polícias Militar e Civil.

O evento ainda contou com outros dois momentos: a entrega dos certificados do Curso de Requalificação de Armamento e Tiro, e a assinatura do prefeito Angelo Andreatta (Lara) em três minutas de projetos que prevêem melhorias no Plano de Cargos dos Guardas Municipais.

O curso de armamento e tiro foi a primeira requalificação anual das equipes, conforme previsto na Lei Federal 13022/14, que determina a formação continuada da GM para uso de armas letais. Foram 40 horas/aula de capacitação na sede da PRF, em Curitiba, entre os dias 27 e 31 de agosto (primeira turma) e 10 a 14 de setembro (segunda turma). A capacitação foi resultado de uma ação integrada entre GM de Quatro Barras, CONSEG-QB, GM de Pinhais (que ofereceu a instrução) e PRF.

O prefeito Angelo Andreatta (Lara) avaliou o momento positivo da Guarda Municipal, que vem intensificando ações e lançando novos mecanismos para aprimorar o atendimento ao cidadão. "Mesmo num período de crise, Quatro Barras tem investido muito na segurança com novas viaturas, motos, armas não letais, coletes balísticos, requalificação e hoje lançando mais um aplicativo em defesa do cidadão. Nada disso seria possível sem a parceria com as polícias e guardas vizinhas. Esta relação de trabalho em equipe é fundamental", avaliou Lara.

Ele também citou programas preventivos como o Projeto Guarda Amigo e o Proerd, que acontece através da Secretaria de Educação e a PM. "Vejam o sucesso desses programas. Nossas crianças vêem no guarda municipal uma referência, e assim plantamos bons exemplos, fazendo valer o lema da GM que é servir e proteger", concluiu o prefeito.