Projeto Guarda Amigo aproxima crianças e surpreende vencedora de concurso

Publicado em: 09/07/2018 17:53 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Projeto Guarda Amigo aproxima crianças e surpreende vencedora de concurso

Presença dos guardas municipais nas escolas mostra que mais que repreender, atuação da GM é voltada à proteção e ao cuidado com a comunidade

Bem próximo da sua casa, no bairro Orestes Thá, a aluna Emilly de Lima Vile, de 10 anos, contava sobre a experiência de ter sido a vencedora do concurso de redação promovido pelo Projeto Guarda Amigo. O que ela não esperava era a surpresa que os guardas municipais fariam logo a seguir.

Com giroflex ligados, equipes da GM chegaram sem aviso à casa da menina. Lá mesmo ela recebeu presentes e ganhou uma festinha surpresa. E não parou por aí. Emilly ainda experimentou a sensação de andar em uma viatura, falar ao rádio, conhecer a base da Guarda e, por fim, visitar o gabinete do prefeito.

Todos estes preparativos refletem uma nova meta da Guarda Municipal, de estar mais próxima da comunidade, inclusive dentro da escola. Foi assim que o Projeto Guarda Amigo surgiu, criado pelos guardas municipais Legnani, Skodowski, Jess, Jaip e Lima. Eles escolheram a Escola Municipal Rui Valdir Pereira Kern, no bairro Itapira, para dar o ponto de partida.

Na escola, visitaram todas as turmas falando sobre a importância de respeitar as leis, os pais, os professores e ser um cidadão de bem. Também lançaram desafios  nas diferentes faixas etárias: concursos de desenho, frases e redação para ilustrar o que as crianças aprenderam.

"Vimos iniciativas similares em outros Estados. Pesquisamos e decidimos montar o projeto para aproximar a Guarda da comunidade, principalmente das crianças. Queremos que elas entendam que além da repressão, a GM tem seu lado humano, amigo, que visa sobretudo a proteção", disse o GM Jess. "Esta é uma linha que o prefeito Lara tem nos pedido muito, de estar dentro das escolas, envolver as crianças, mobilizar positivamente a comunidade", contou.

Ao receber a camiseta e a boina da Guarda Municipal, Emilly não perdeu tempo e logo vestiu. "Não vai ter um dia que não vou usar", disse a menina que sonha em ser policial. A mãe de Emilly, Vilma de Lima, elogiou o projeto. "Tudo isso fez ela ver a importância dos guardas para a comunidade, para a nossa segurança. E ao mesmo tempo, incentivou ela a estudar ainda mais, a buscar seus sonhos", destacou.

O secretário de Ordem Pública, Marcos Pereira, disse que o projeto vai continuar em outras escolas e também nos Cmeis. "Cada equipe está escolhendo uma unidade escolar para desenvolver o projeto e estar mais perto das crianças, incentivando a trilhar o caminho do bem", afirmou o secretário.

O prefeito Angelo Andreatta (Lara) disse que a proximidade entre os guardas municipais e a comunidade tem um reflexo muito positivo. Ela estimula boas ações nas crianças e mostra que a guarda está ao lado da população. "Fico muito feliz de ver esta integração da GM com os moradores, com a escola e, sobretudo, com nossas crianças. É desta forma que vamos construir uma sociedade mais segura, mais cidadã", disse Lara.