Festa de São Pedro movimenta comunidade do Rio do Meio

Publicado em: 03/07/2018 08:00 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Festa de São Pedro movimenta comunidade do Rio do Meio

Celebração às margens da Estrada da Graciosa mantém tradição de mais de 80 anos

O cenário é de encher os olhos e a história e a tradição fazem toda a diferença. Neste misto de religiosidade e estilo campeiro, a Festa de São Pedro continua a atrair milhares de visitantes, que aproveitam os encantos do Rio do Meio, em meio às curvas da Estrada da Graciosa.

Neste domingo (1º) a capela celebrou mais uma tradicional festa. Já no início da manhã procissão, cavalgada e a missa celebrada pelo padre Reginaldo reuniram comunidades locais e muitos visitantes de fora.

Do lado de fora da capela, a comissão organizadora finalizava os últimos preparos para o almoço, que começaram já um dia antes. Os 750 kg de costela foram preparados no sábado e às 6h da manhã de domingo já estavam na brasa. Outros 750 kg de filé, carneiro e porco também incluíram o cardápio, além de complementos como maionese, saladas, risoto, pasteis, canjica e 50 kg de bolo.

Depois do almoço, o show de prêmios garantiu um animado sorteio. "Esta festa me lembra os tempos de solteira", disse Zelma Almeida, de 73 anos, moradora de Pinhais. "Não pude vir no ano passado, mas esta já é a terceira vez que participo. Adoro este lugar, me faz lembrar dos tempos de juventude. A festa é maravilhosa", destacou.

Maria Paludo, moradora do Monte Alegre, veio com a família pela primeira vez. "Soubemos da festa quando estávamos na missa, na Igreja Matriz. De lá viemos para cá para conhecer. Esta festa é muito conhecida", disse Maria.

O prefeito Angelo Andreatta (Lara) também acompanhou toda a programação e lembrou o esforço da comunidade para criar e manter a festividade. "A festa faz parte da tradição do município e é nosso dever resgatar o valor cultural que ela simboliza. Aqui foi um trecho descoberto pelos colonizadores do Arraial da Borda do Campo, do Arraial do Rio do Meio. Famílias tradicionais como os Landarin, os Dallagrana, se empenharam no passado para que capela fosse construída e esta festa acontecesse. Há 18 anos o município vem ajudando a manter esta tradição. Fico feliz de fazer parte dessa história", afirmou Lara.

A integrante da comissão organizadora, Mariana Zanini, disse que dezenas de voluntários auxiliaram na realização do evento. No sábado, cerca de 40 pessoas, e no domingo cerca de 30 estiveram envolvidas nos preparativos. Equipes da Secretaria de Infraestrutura também trabalharam, dando suporte ao evento, que também teve apoio da Guarda Municipal.