• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Jogo educativo incentiva o turismo e a preservação nas novas gerações

 

Publicado em: 12/06/2018 09:30 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Whatsapp

 

Jogo educativo incentiva o turismo e a preservação nas novas gerações

De forma lúdica, alunos conhecem pontos turísticos da cidade e também boas práticas de cidadania

Uma parceria entre o Departamento de Turismo de Quatro Barras e as secretarias de Meio Ambiente e Educação, está levando às escolas um jogo para incentivar o turismo e boas práticas no dia a dia das crianças.

Com o tamanho de um banner, o jogo de tabuleiro, de avançar casas, não só permite a integração entre os alunos, como também a favorece. À medida em que jogam os dados, é possível conhecer pontos como a Estrada da Graciosa, o marco de Dom Pedro II, o Oratório Anjo da Guarda, a atividade de cantaria (corte artesanal das pedras, bastante tradicional na região), animais que compõem a fauna, entre outros.

No tabuleiro também há boas e más práticas de convívio em sociedade. Descartar o lixo de forma incorreta, cortar árvores, fazer queimadas ou desperdiçar água faz o aluno voltar várias casas no jogo.

O diretor de Turismo, da Secretaria de Desenvolvimento Industrial, Comercial e Turístico, Leverci Silveira Filho, que idealizou o tabuleiro, diz que a meta é envolver as crianças e a comunidade na atividade turística e também na conservação do meio ambiente. "Muitas pessoas nos visitam e elogiam muito a cidade, pela natureza, pelo capricho. E devemos cultivar essa postura a todo momento, por isso a importância de conhecer, valorizar e proteger o que temos", afirmou.

A aluna Clarice de Oliveira, de 10 anos, participou da primeira partida e aprovou. "Não conhecia alguns pontos e achei muito legal. Temos que cuidar sim da cidade porque vivemos aqui e queremos que as pessoas fiquem felizes ao nos visitar", comentou.

A entrega dos jogos nas escolas foi mais uma das ações que integram o Mês do Meio Ambiente, promovido pela Prefeitura. Outras atividades também acontecem em sala com a temática ambiental para reforçar o aprendizado nas crianças.