Iniciam as obras do Parque Linear do Timbú

Publicado em: 30/05/2018 10:00 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Iniciam as obras do Parque Linear do Timbú

Nesta fase, área vai receber investimentos de R$ 2,5 milhões, com obras de drenagem, construção de cercas e aceros

Tiveram início nesta segunda-feira (28) as obras do Parque Linear do Timbú, um projeto de recuperação ambiental que contempla a extensa área verde que liga a região central de Quatro Barras ao bairro Jardim Menino Deus.

Com o projeto - desenvolvido pela Prefeitura, Sanepar e Codapar - Quatro Barras quer recuperar a qualidade hídrica do rio, estimulando o uso consciente da área. Para isso, nas etapas sequenciais está prevista a implantação de espaços de caminhada, pedalada, áreas de lazer e esportes, e uma arena aberta multiuso para a promoção de atividades culturais e, principalmente, educativas.

Nesta primeira etapa estão sendo investidos R$ 2,5 milhões, custeados pela Sanepar. As obras são executadas pela Codapar e abrangem a instalação de sistemas de drenagem, construção de cercas e aceros.

"Vamos transformar uma área onde já tivemos problemas de queimada, de ocupações irregulares e descarte de lixo em um espaço de educação ambiental, de recuperação da qualidade hídrica do rio, oferecendo ao mesmo tempo áreas de lazer, de cultura e prática esportiva. Será um ganho ambiental e social sem precedentes", afirmou o prefeito Angelo Andreatta (Lara), ao acompanhar os primeiros trabalhos das máquinas.

O Rio Timbú, que corre na área do parque, desemboca na Barragem do Iraí, um dos mananciais responsáveis pelo abastecimento de grande parte da população de Curitiba e Região Metropolitana. A área total soma 590.000 metros quadrados.