Projeto Ensinar para Proteger treina plano de evacuação nas escolas

Publicado em: 10/04/2018 09:46 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Projeto Ensinar para Proteger treina plano de evacuação nas escolas

Primeira etapa do projeto mobilizou alunos e professores da Escola Tancredo Neves. Lema da ação é que a prevenção é o melhor caminho para salvar vidas

Lançado pela Defesa Civil de Quatro Barras agora no mês de abril, o Projeto Ensinar para Proteger teve sua primeira ação prática na Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, na Campininha.

A primeira instrução teórica e prática das mais de 20 que ocorrerão ao longo do ano foi um simulado de evacuação dos alunos e da equipe pedagógica da escola - uma medida preventiva que garante mais ordenamento e segurança em casos de emergência.

A instrução foi passada pela Coordenadoria de Defesa Civil de Curitiba, que é parceira do projeto. "Trata-se de um plano de emergência nas escolas municipais com o objetivo maior de salvaguardar a vida tanto de crianças, como de todos os funcionários diante de uma situação de emergência, como um incêndio, a presença de uma pessoa intrusa armada ou um animal peçonhento. São informações básicas de procedimentos que podem e não podem ser feitos, com a meta de preservar a vida", disse o chefe de Operações da Defesa Civil de Curitiba, Rodrigo Alípio.

Uma das propostas é formar um grupo de brigadistas nesta escola e também nas demais. O simulado prático teve grande adesão das crianças e o resultado surpreendeu por ser a primeira tentativa. "Só temos a agradecer aos alunos, professores, diretor e todos os funcionários que abraçaram a causa. É um treinamento importante, que pode fazer toda a diferença", disse a coordenadora de Defesa Civil de Quatro Barras, Rosamaria Ferreira Duarte.

Além deles, também participaram do treinamento o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Marcelo dos Santos; e o agente de Defesa Civil de Quatro Barras, Ivonei Zanela. O Projeto Ensinar para Proteger tem ainda a parceria do Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, secretarias de Educação e Meio Ambiente, e da empresa Enaex Britanite.

Ao longo do ano, várias outras atividades vão compor o calendário do projeto, como ações de educação ambiental, prevenção de acidentes domésticos, contato com animais, primeiros socorros, descarte de resíduos, flora e fauna.