Produtores aprendem técnicas para produção de doces e geleias

Publicado em: 06/02/2018 14:13

Agregar renda nas propriedades e estimular a produção artesanal. É com este objetivo que a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Quatro Barras vem promovendo uma agenda de cursos para incentivar a agricultura familiar, estimulando não só a permanência do homem no campo como também a diversificação da produção e o incentivo ao turismo.
Nos últimos dias 1 e 2, um grupo de produtores aprendeu as técnicas da produção de doces e geleias, durante o curso promovido pela Prefeitura em parceria com o SENAR. Nos dois dias de aulas, realizadas no Horto Municipal, o conhecimento teórico rendeu doces saborosos como cocadas; geleias de abacaxi, laranja e maracujá; goiabadas e doces de mamão maduro.
Mas a produção não veio apenas da polpa das frutas. A casca do abacaxi, por exemplo, foi transformada em doces e o suco da casca em mais uma variação de geleia. Com a laranja, cem por cento de aproveitamento também. Além da polpa, o bagaço foi utilizado para geleias e a casca deu origem a tirinhas deliciosas e açucaradas.
A participante Silvia Regina Rosa Palivoda, que coordena um espaço para eventos no Ribeirão do Tigre, disse que vai colocar o aprendizado em prática. "O curso é excelente e as dicas são muito boas, são segredinhos que fazem toda a diferença na hora do preparo. Sem falar no aproveitamento das frutas. Descobrimos que podemos usar todas as partes e ter um resultado maravilhoso", disse Silvia.
O secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Ezequiel Mocelin, afirmou que a agenda de cursos continua. O próximo previsto é o de Panificação, ainda com data a definir. "Queremos que a capacitação seja permanente. O grande objetivo é qualificar os produtores, fortalecendo a agricultura familiar e ampliando a renda nas propriedades", ressaltou.