• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Quatro Barras avança nos programas sociais, na saúde e na mobilidade urbana

 

Publicado em: 21/12/2017 14:03

Whatsapp

 

Quatro Barras encerra 2017 com conquistas importantes a comemorar. Avanços nos programas sociais, na saúde, segurança, educação e na mobilidade urbana foram determinantes para a melhoria da qualidade de vida dos mais de 22 mil habitantes que hoje residem na cidade.
Mas estas são apenas algumas áreas. O incentivo ao empreendedorismo, à geração de trabalho e renda, à cultura, à participação popular nas decisões do governo e o zelo com escolas, Unidades de Saúde e com as vias urbanas e rurais refletiram em uma cidade ainda mais atrativa para morar e investir.
O prefeito Angelo Andreatta (Lara) diz que 2017 foi um ano de desafios, mas de avanços históricos. "Em meio à queda de arrecadação gerada pela crise, conseguimos consolidar projetos há muito tempo aguardados pela população, como a integração do transporte coletivo, a retomada do Programa Armazém da Família, a implantação de poços artesianos na área rural e o resgate da Banda Municipal. Temos um foco social no governo, mas também metas de crescimento, de geração de empregos, de melhorias na infraestrutura urbana e, principalmente, de avanços nos serviços prestados à população", destacou Lara.
O que mudou em 2017
Integração do Transporte
Após décadas de reivindicações, desde o mês de novembro o transporte público de Quatro Barras está integrado com a rede de Curitiba, através de um convênio assinado pelo prefeito Lara e a COMEC. Além de gerar uma importante economia aos passageiros, a integração fomenta contratações em empresas, favorece o lazer e amplia a mobilidade urbana.
Retomada do Armazém da Família
Um dos ganhos sociais de 2017 foi a retomada do Programa Armazém da Família, que atende comunidades que mais precisam com produtos de qualidade e em média 30% mais baratos do que nos mercados convencionais. Nesta primeira fase, o programa está contemplando mais de 100 famílias que já usufruem do benefício. 
Linhão da Saúde
O Linhão da Saúde foi implantado para ampliar o acesso das comunidades rurais aos serviços da Saúde prestados na região central. Hoje, com o transporte gratuito que atende as regiões da Campininha, Palmital, Ribeirão do Tigre, Rio do Meio e Monte Alegre, serviços como a retirada de medicamentos controlados, marcação e realização de exames e o atendimento em consultas especializadas ficaram mais fáceis.
Revitalização de escolas e Unidades de Saúde
A Prefeitura também adotou em 2017 um programa permanente de revitalização das escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Unidades Básicas de Saúde. Bairros como a Borda do Campo, Jardim Pinheiros e Itapira já foram contemplados e outros ainda serão. As melhorias garantiram a premiação no Projeto Arteris, na área da Educação, e dois Selos Bronze nas Unidades de Saúde. 
Novos ônibus escolares
Novos investimentos também na Educação. A Prefeitura adquiriu dois novos ônibus para ampliar e melhorar os serviços do transporte escolar, que hoje atendem mais de 2.500 alunos da rede municipal e estadual. Além disso, o município vem investindo na capacitação dos professores, para aprimorar continuamente o ensino nas escolas.
Medicamentos nas farmácias
Em 2017, Quatro Barras investiu mais de R$ 2,4 milhões na aquisição de medicamentos - uma ação determinante para reabastecer as Unidades de Saúde do município. Além da compra, a Prefeitura também implantou uma Central de Abastecimento Farmacêutico com novos procedimentos de armazenagem e controle, dentro dos padrões da ANVISA.
Armamento da Guarda Municipal
A Guarda Municipal de Quatro Barras passou a realizar o patrulhamento armado na cidade. Após um longo período de formação, desde o mês de setembro, os guardas municipais utilizam armas letais nas ações de ronda e fiscalização. Além do patrulhamento nos bairros, as equipes realizam operações conjuntas com a Polícia Militar e Civil, inibindo o uso e o tráfico de drogas, roubos, ações de vandalismo, entre outras.
Poços artesianos na área rural
Após mais de 20 anos de reivindicações, moradores da região do Ribeirão do Tigre, na área rural, vão contar com abastecimento de água em suas casas. Uma parceria entre a Prefeitura, Emater e o Instituto das Águas garantiu a perfuração de dois poços artesianos na região, que vão atender mais de 200 famílias.
Fomento ao empreendedorismo
Além de dobrar as metas de colocações no mercado de trabalho, outra frente adotada pela Prefeitura foi o incentivo ao empreendedorismo. Através de uma parceria com o SEBRAE, Quatro Barras aderiu ao Programa Cidade Empreendedora e está estimulando micro e pequenas empresas a crescer. Também foram formulados planos de desenvolvimento para o comércio, a indústria e o turismo. Uma das leis que fundamenta esses avanços é a Lei 23/2017.
Cultura e esporte a todo vapor
Quatro Barras retomou o projeto da Banda Municipal e está levando atividades culturais aos bairros, inclusive na área rural. Além de potencializar os investimentos para o próximo ano, a Prefeitura fomentou a realização de espetáculos e ainda vai implantar um CEU das Artes no bairro Santa Luzia. Na área esportiva, mais projetos em andamento. Hoje são 18 modalidades oferecidas gratuitamente e dezenas de competições para fomentar a prática esportiva. 
Parque Linear do Timbú
Outro marco para a cidade será a implantação do Parque Linear do Timbú, através de uma parceria entre a Prefeitura e a Sanepar. O projeto prevê a melhoria da qualidade hídrica do Rio Timbú e o estímulo à educação ambiental, agregando áreas de lazer e o desenvolvimento da extensa área verde que liga a região central do município ao bairro Jardim Menino Deus.
Investimentos para 2018
Novos projetos já estão planejados para o ano que vem. A ampliação da rede de saneamento, R$ 4 milhões em obras de pavimentação, aquisição de maquinário para a agricultura, um Centro Integrado de Saúde, a revitalização do Terminal Rodoviário, a implantação da Farmácia Especial na Unidade de Saúde da Sede, o novo almoxarifado da Educação, aquisição de armamento não letal e novos veículos para a Guarda Municipal, recapeamento asfáltico, renovação da sinalização viária e um Centro Cultural estão entre eles.