Prefeitura vai ampliar investimentos na Cultura em 2018

Publicado em: 21/12/2017 13:56

Um conjunto de apresentações musicais marcou o encerramento dos projetos culturais realizados em Quatro Barras ao longo de 2017. Na cerimônia realizada na sexta-feira (15) houve apresentações do grupo de violão, da Banda Municipal - que tocou a 9ª Sinfonia de Bethoveen, apresentações das oficinas de circo e a apresentação musical da cantora Giulianna Zanchettin.
As paredes do auditório da Secretaria Municipal de Educação também retrataram os trabalhos dos alunos. Exposições de desenho, pintura e histórias em quadrinhos puderam ser vistas e apreciadas pelo público.
Em meio ao espetáculo, o prefeito Angelo Andreatta (Lara), anunciou que a Cultura terá mais investimentos em 2018. Além de ampliar o orçamento, que passará para mais de R$ 340 mil no ano que vem, Lara anunciou obras inovadoras para o setor, como a implantação do CEU das Artes no bairro Santa Luzia.
"Este é um momento muito importante, estamos recuperando projetos da cultura, retomamos a Banda Municipal, e estamos destinando mais investimentos ao setor, porque acreditamos na importância da Cultura", disse Lara. Ele também lembrou o repasse de R$ 50 mil da Câmara Municipal, utilizado em 2017 para a aquisição de novos instrumentos musicais para a Banda Municipal.

Vivendo a arte
Aos 13 anos, Diogo Augusto Rodrigues da Silva, morador do Santa Luzia, é um dos integrantes da Banda. Do conhecimento nas cordas do violão, ele passou a experimentar um novo instrumento: o trombone. "É muito legal. A gente vai evoluindo, vê os resultados e tudo isso motiva ainda mais", contou.
A mãe de Diogo, Tatiane da Silva Rodrigues, disse que as mudanças no filho foram para melhor. "A gente adorou quando ele entrou na banda. Notei que até a concentração nos estudos melhorou, assim como a postura. Os avós dele então nem acreditam, eles adoram música", destacou.
A poetisa e artista Lia Cunha foi uma das participantes das aulas de pintura do professor Tiago. "Estou me descobrindo na arte, nas poesias, na pintura. Está sendo maravilhoso viver esta etapa da minha vida, quero continuar, me aprimorar. Ainda vou longe", disse Lia, sorridente.

Patrimônio artístico
Na solenidade de encerramento dos projetos, Lara assinou duas leis importantes votadas por unanimidade no Poder Legislativo e sancionadas na última semana pelo prefeito: a Lei nº 1099 e a Lei nº 1100, que tornam a Gibiteca Municipal e a Banda Municipal Patrimônio Artístico Cultural do Município, ou seja, um Equipamento Cultural Permanente. O vereador Wagner Pertel dos Santos, que acompanhou o evento, também assinou a lei representando a Câmara Municipal.
A cerimônia também contou a presença da secretária de Assistência Social e Cultura, Adriane Gomes Andreatta; do diretor de Cultura e professor de História em Quadrinhos, Enéas Ribeiro Correa; dos professores de Música, Tadeu Malaquias, e de Desenho Artístico, Tiago Fernandes; e de centenas de alunos, pais e familiares.