Sonhada integração do transporte entre Quatro Barras e Curitiba começa a partir do dia 20

Publicado em: 10/11/2017 17:06

A partir do 20 de novembro os usuários do transporte coletivo de Quatro Barras passarão a ter integração com o Terminal Santa Cândida. O termo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Quatro Barras e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano/Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba - Comec foi assinado no último dia 9, durante a sessão solene comemorativa ao 56º aniversário do município.

Após meses de tratativas para viabilizar um sonho de mais de 20 anos da comunidade, o prefeito Angelo Andreatta (Lara) assinou o termo juntamente com o presidente da COMEC, Omar Akel; e o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega.

“A integração é um marco histórico para Quatro Barras. Estamos apostando nesta linha e acreditando que os quatrobarrenses terão mais mobilidade urbana e acesso à emprego com possíveis contratações por empresas dentro dos bairros metropolitanos. A expansão aumenta a oferta de transporte, inclusive para o lazer; traz economia aos usuários e consolida a sonhada integração", disse Lara.

Ele também destacou que a linha passará pela Avenida Aristeu Luciano Adamoski, no eixo central do Jardim Menino Deus, gerando mais desenvolvimento e fortalecendo o comércio local. De acordo com o termo de cooperação, autorizado através da lei municipal nº 1087/2017, a Prefeitura vai subsidiar a integração da linha com a rede de transporte de Curitiba e ampliar o atendimento da linha Palmital/RibeirãodoTigre aos sábados e domingos.

Quatro Barras conta atualmente com duas linhas de ligação direta com a capital que se deslocam até o Terminal Guadalupe. “Há muito tempo os usuários pediam integração com a rede de Curitiba e agora, graças a sensibilidade do prefeito Lara, foi possível efetivar a operação”, disse Omar Akel, diretor-presidente da Comec. Na ocasião, Akel informou também que Quatro Barras vai ganhar 20 novos abrigos de pontos de ônibus, conforme anunciado na semana passada pelo governador Beto Richa.

O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, disse que é preciso pensar a região metropolitana como uma grande região, de forma integrada com a capital. "A integração do transporte é um exemplo disso. Hoje assinamos esse termo de cooperação que vai beneficiar milhares de pessoas, facilitando a inserção no mercado de trabalho, e fazendo girar este círculo que move a região metropolitana e traz o progresso. Só temos a parabenizar a iniciativa do prefeito", afirmou Ortega.

O secretário também destacou que Quatro Barras e Governo do Estado já iniciaram as tratativas em busca de recursos para obras estruturantes na cidade. "O prefeito Lara nos procurou e já estamos em tratativas para viabilizar recursos para obras de pavimentação, entre outras obras estruturantes para o município", ressaltou.

Santa Cândida
A partir de 20 de novembro a linha O73-Ctba/Q.Barras (Graciosa) será seccionada no Terminal Santa Cândida. Ela será denominada O31-Q.Barras/StaCândida e, inicialmente, serão mantidos os mesmos horários de atendimento. Esta linha vai trafegar também pela rua Aristeu Luciano Adamoski, no bairro Jardim Menino Deus.

Os usuários que embarcam no trajeto entre o município até o Terminal Santa Cândida continuarão pagando tarifa de R$ 4,50 (cartão metropolitano ou dinheiro). Eles vão desembarcar dentro do terminal e poderão fazer integração com as demais linhas, sem pagar outra passagem.

No retorno, pagarão R$ 4,25 para o sistema Urbs. No Terminal Santa Cândida embarcarão no ônibus, sem a necessidade de outro pagamento. Após o Terminal Santa Cândida, no trajeto em direção ao Terminal Quatro Barras, a tarifa custará R$ 4,50.

Além de melhorar a mobilidade, esta operação vai permitir aos que embarcam em outra linha na capital reduzir o custo pela metade. Atualmente se gastam R$ 17,50 por dia (duas passagens para ir e duas para voltar). Com o novo acordo, o custo passará a ser de R$ 8,75/dia, representando uma economia de até R$ 192,50/mês para quem usa o sistema diariamente.

Guadalupe
Os que desejam ir até o Terminal Guadalupe continuarão sendo atendidos, nos mesmos horários, pela linha O71-Ctba/BordadoCampo (Q.Barras via BR), que será denominada 061-BordadoCampo/Guadalupe. No final da noite, quando a demanda é muito pequena, o atendimento será feito pela linha 062-BordadoCampo/Guadalupe (via Graciosa e via Santa Cândida), que sairá do Terminal Guadalupe, passará pelo Terminal Santa Cândida, se deslocará pela Estrada da Graciosa, passará por Quatro Barras até chegar a Borda do Campo.