Correndo pela Vida reúne mais de 300 atletas na Serra da Graciosa

Publicado em: 10/10/2017 09:58

Um evento voltado à saúde e à qualidade de vida mobilizou centenas de pessoas neste sábado (7), na Chácara Perpétuo Socorro, em Quatro Barras. Através de uma parceria entre Prefeitura, Comunidade Terapêutica, Faculdade Inspirar, Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMUD) e parceiros, a programação contou com a prova Correndo pela Vida na Serra da Graciosa, workshop e palestras ao longo do dia.

Já no início do evento, o prefeito Angelo Andreatta (Lara) e o coordenador da Chácara Perpétuo Socorro, Marcelo Fortunato, deram a largada das provas de 3km, 5km e 10 km aos mais de 300 atletas participantes, que mesmo sob chuva mostraram um ótimo desempenho.

Durante a corrida aberta ao público - que culmina com um projeto de atletismo já existente na Comunidade Terapêutica - houve massagem para os participantes e a esperada premiação ao final do percurso, com troféus, medalhas e brindes.

Palestras
O evento seguiu com workshops e palestras sobre o combate à dependência química e sobre qualidade de vida, com a presença da palestrante e promotora de Justiça, Dra. Cristina Corso Ruaro e a advogada e presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, Dra. Diana de Lima Silva.

Outro momento importante foi o lançamento do Projeto Guardiões da Mata Atlântica, de iniciativa da Comunidade Terapêutica. Segundo o coordenador Marcelo Fortunato, o projeto prevê a coleta de resíduos pelos internos por um trecho de 15 quilômetros próximo à Chácara Perpétuo Socorro, na Estrada da Graciosa. A ideia deu tão certo que o projeto foi premiado pela Mitra de Curitiba e condiz com a Campanha da Fraternidade, que destaca a importância da preservação do meio ambiente.

"O evento foi bastante produtivo. Além de uma grande adesão, tivemos um retorno muito positivo das pessoas, que já esperam por uma segunda edição", contou Marcelo, que também preside o COMUD de Quatro Barras.

O prefeito Angelo Andreatta (Lara) enalteceu a importância da iniciativa, que segundo ele estimula hábitos de vida saudáveis, livres da dependência química e baseados em uma filosofia de saúde. "Hoje presenciamos uma adesão muito significativa e mais, discussões importantes que indicam um bom caminho a seguir", disse Lara.

O secretário de Esporte, Adriano de Lara (Nano), também destacou a importância de estimular a prática esportiva através de uma modalidade que agrega cada vez mais participantes. "Este evento mostra a força das parcerias e como o esporte pode agregar saúde e qualidade de vida", contou.

A corrida foi organizada em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude e a empresa 42K, com apoio da Secretaria de Saúde e Guarda Municipal. Também foram parceiros do evento, nas palestras e workshop, a Pastoral da Sobriedade, Amor Exigente, Narcóticos Anônimos e Alcoólicos Anônimos, entre outras entidades.

Confira a classificação das provas:

Corrida 3km Feminino:

5º lugar: Marina Machado de Lima

Corrida 10km Masculino:
1º lugar: Alex Sanoro Cordeiro
2º lugar: João Vicente Jr.
3º lugar: Edilson José Serafin
4º lugar: Cristiano Gonzaga Leôncio
5º lugar: Rogério Jesus dos Santos

E participação do paratleta Cesar Aparecido Carneiro, que percorreu 10 km com o guia Luyan Chavier Santos.