Mais de mil pessoas acompanham a Festa Regional das Sementes Crioulas

Publicado em: 08/09/2017 17:22

Quatro Barras sediou no último fim de semana a 5ª edição da Festa Regional das Sementes Crioulas, um evento que visa preservar a biodiversidade e compartilhar o cultivo das sementes crioulas, preservando antigos cultivares.

Agricultores familiares e consumidores de alimentos orgânicos puderam trocar mudas e sementes tradicionais e agroecológicas, além de participar de palestras, oficinas, apresentações culturais e dinâmicas sobre a difusão da produção orgânica. Ao todo, mais de mil pessoas passaram pela festa no último domingo, no Portal do Itupava.

A festa é organizada tradicionalmente no final do inverno, para celebrar a colheita e buscar novas mudas e sementes para o plantio da primavera. As sementes crioulas são livre de transgênicos e adaptadas ao modelo de produção agroecológica, que é baseado na preservação e respeito ao solo, ao meio ambiente e aos próprios produtores.

O diretor de Turismo da Prefeitura, Leverci Silveira Filho, falou da satisfação de sediar um evento deste porte na cidade. "Além de difundir nossos atrativos turísticos, o evento tem uma linha muito interessante: ele resgata antigos cultivares, mostra a diversidade das sementes crioulas, difunde técnicas de cultivo sustentáveis e enfatiza a relação harmônica entre homem e meio ambiente", afirmou.

A festa teve realização da Fundação Vida para Todos (ABAI), AOPA, Rede Sementes de Agroecologia e CPRA, e contou com apoio da Prefeitura Municipal de Quatro Barras e Emater.