Município fortalece a inclusão durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Publicado em: 25/08/2017 08:40

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla está mostrando que cidadania se constrói com inclusão. Em Quatro Barras, desde a última segunda-feira (21) a Secretaria de Educação e a Escola Especial Joanna Valache vem realizando um cronograma de atividades para fortalecer a interação entre alunos do ensino regular e especial, e com a própria comunidade.

No início da semana, os alunos especiais estiveram na sessão da Câmara Municipal apresentando os resultados da participação no 64ª Jogos Escolares do Paraná, em Apucarana.

O time de futsal feminino ficou em 5º lugar geral com as atletas Valdenilda, Karen, Andressa, Luciana, Noeli e Jeanine. No Golf 7, mais destaques: na tacada F, Valdenilda Aparecida Gonçalves ficou em 1º lugar; na tacada M, Marcos Mocelin conquistou a 5ª posição; no buraco F, Andressa Machado Santos ficou em 6º; no buraco M, William Ricardo dos Santos ficou em 9º e a Equipe Escola ficou em 1º lugar.

A apresentação dos resultados da competição foi apenas um dos eventos da semana. Ao longo dos últimos dias, os alunos expuseram trabalhos manuais durante a Feira de Artesanato e Gastronomia, desenvolveram atividades com os pais, e desde ontem (24) estão interagindo com alunos de todas as escolas municipais de Quatro Barras.

Nesta quinta, sexta e na próxima segunda, equipes de 15 alunos das escolas estão visitando a Escola Especial e participando de uma animada programação com atividades manuais, ginástica laboral e a prática do Golf 7.

"Este é um momento em que os alunos de fato interagem, conhecem a escola, trocam experiências e vivem na prática os projetos e a rotina dos alunos especiais. É um momento de inclusão e cidadania", disse a coordenadora da Educação Especial, Leila Busnardo Dolato.

A diretora da Escola Joanna Valache, Janaine Ferreira, conta que além do enfoque pedagógico, a escola valoriza e busca a qualidade de vida dos alunos. "Existe a preocupação com o aprendizado, mas também com a qualidade de vida de cada aluno, por isso essa troca de experiências é tão rica: nossos alunos ficam felizes por compartilhar seu dia a dia, comprometidos e ansiosos para interagir com as crianças", contou.

Agora, cada aluno visitante será um multiplicador nas suas respectivas escolas, para contar como é a escola especial e a rotina de seus alunos. Hoje, a Escola Joanna Valache conta com 48 alunos, dos 2 aos 50 anos.