• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Quatro Barras e Sanepar iniciam reuniões técnicas sobre o Parque Linear do Timbu

 

Publicado em: 07/03/2017 09:22

Whatsapp

 

Na última semana, técnicos da Prefeitura de Quatro Barras e da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) iniciaram as reuniões técnicas para apresentação do cronograma de trabalho do projeto do Parque Linear do Timbu. O encontro é o primeiro passo para traçar estratégias, definir atribuições e prazos para a elaboração do projeto.  
O encontro reuniu o consultor estratégico da Diretoria de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, professor Joaquim Severino; a geóloga Ester Amélia Assis Mendes; o técnico operacional Patrick Macioszek; o secretário de Planejamento Urbano e Obras de Quatro Barras, Marcos Aurélio Burkner; o engenheiro ambiental e secretário interino de Meio Ambiente, Fernando Bunn; e o engenheiro cartográfico Cleverson Santos Fortes.   
O passo a passo do cronograma já tem datas e equipes responsáveis. Nele estão ações como pesquisa e coleta do acervo da área, levantamento planialtimétrico, inventário florístico, aspectos legais e a criação de esboços preliminares até chegar à versão final do projeto, prevista para acontecer até o mês de junho deste ano.    
Outro passo importante para consolidação da parceria está previsto para os próximos dias, quando o prefeito Angelo Andreatta (Lara) e o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, assinarão o termo de cooperação entre os órgãos. 
"Vamos desenvolver juntos este projeto, cada órgão e corpo técnico com suas especificidades. Todos estão engajados para isso", disse o professor Joaquim. O prefeito Lara disse que a meta da Prefeitura é transformar uma área hoje vulnerável, sujeita a descartes de lixo e invasões, em um parque que zele pelo patrimônio ambiental e que ao mesmo tempo agregue um ganho social, beneficiando diretamente a população.
O parque
O Parque Linear do Timbu consiste num projeto de recuperação ambiental na extensa área verde que liga a região central do município ao bairro Jardim Menino Deus. Sua principal proposta é a recuperação da qualidade hídrica do Rio Timbu, dispondo de um complexo que incentive a educação ambiental, com áreas de caminhada, pedalada, espaços de lazer e uma arena aberta multieventos, para a promoção de atividades culturais e educativas.