Com solenidades emocionantes, PROERD forma mais 300 alunos em Quatro Barras

Publicado em: 15/12/2021 11:25 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Com solenidades emocionantes, PROERD forma mais 300 alunos em Quatro Barras

Crédito: Bruno Stier/PMQB

Trabalho de prevenção realizado desde a base, nos anos iniciais da criança, busca caminho do bem e de boas escolhas no futuro

Com uma parceria que se solidifica e cresce há anos em Quatro Barras, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), formou mais 300 alunos na cidade. A iniciativa é do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), da Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação.

Acreditando que a prevenção e a orientação são os melhores caminhos para conscientizar as crianças e formar pessoas de bem no futuro, este trabalho ganha cada vez mais força em Quatro Barras, tanto que hoje a cidade é a única na Região Metropolitana de Curitiba a desenvolver o PROERD com a participação de todas as escolas municipais, com alunos dos 5° anos, que são o público alvo do programa.

Na prática, os resultados são muito positivos. Com aulas ministradas pelos policiais, as crianças aprendem a importância de suas escolhas e decisões, além de serem conscientizadas sobre o perigo das drogas, da violência e de práticas como o bulliyng, por exemplo, sendo incentivadas a adotar uma conduta do bem, de respeito e de colocar-se no lugar do outro.

Em 2021, o PROERD teve aproximadamente 4 meses de duração e grande adesão das crianças, equipes pedagógicas e de toda a comunidade escolar. Para fechar com chave de ouro o programa e todo o aprendizado recebido, a Secretaria de Educação, em parceria com o BPEC, organizaram três solenidades de formatura, no plenário da Câmara Municipal, nos dias 9 e 10 deste mês.

Formatura
Os educadores sociais do PROERD, soldados Guilherme Kowalczuk, e Juliane Mansano de Oliveira, que estiveram em sala de aula com as crianças, conduziram as solenidades de formatura, com um misto de alegria e emoção.

“O PROERD sempre vai acompanhá-los, nas suas decisões, nos seus caminhos. A partir de tudo o que vimos e aprendemos, quem vai continuar escrevendo essa história agora são vocês”, disse o educador Guilherme à plateia repleta de alunos.

Ao longo das três solenidades foram premiados os melhores alunos das provas de redação e realizadas homenagens às professoras, às supervisoras e diretoras, aos policiais e principalmente aos alunos. Outro ponto alto do evento foi o juramento de levar os aprendizados do PROERD para a vida, uma animada dinâmica com a presença do mascote do programa, e a entrega de mascotinhos para todas as crianças.

“Temos um orgulho imenso deste programa. O PROERD é amor, é alegria, é emoção. Aqui aprendemos a dizer não às drogas, à violência e também a fazer boas escolhas no dia a dia. Aprendemos noções de cidadania, valores, a honrar nossa bandeira verde e amarela. Por isso, esterno meu agradecimento aos instrutores, aos professores e a todos os envolvidos, que são grandes agentes de transformação”, disse o subcomandante do BPEC, major Alan Cesar Santana Lopes.

O vice-prefeito Jarbas Mocelin, que também acompanhou as três solenidades, representando o prefeito Loreno Tolardo, falou da alegria de ver um projeto desta amplitude nas escolas. “É um programa maravilhoso e que traz a presença da Polícia Militar para dentro das escolas, unindo forças para semear bons valores e cidadania. Fico muito feliz de ver o resultado deste trabalho que une prevenção e educação, oferecendo especial carinho às nossas crianças”, disse Jarbas.

A aluna da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, Lauany Fátima, de 11 anos, não escondeu a felicidade de poder participar. “Foi muito legal. São ensinamentos que vou levar para a minha vida inteira. Desde as pequenas decisões à grandes decisões”, disse Lauany, animada, segurando seu troféu e o mascotinho do PROERD.

As solenidades também contaram com a presença do comandante do BPEC, major Ricardo da Costa; do tenente Tiago Cirino; do secretário de Educação, Fredinei Rodrigues (Fré); de representantes da Secretaria Municipal de Educação; vereadores e lideranças locais.