Animação e disposição marcam participação de Quatro Barras nos Jogos da Integração do Idoso

Publicado em: 25/10/2021 11:50 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Crédito: Bruno Stier/PMQB

Ao todo, 28 idosos da cidade, entre 60 e 80 anos, disputaram cinco modalidades nos jogos em Guaratuba

Idosos de Quatro Barras representaram o município na 15ª edição dos Jogos da Integração do Idoso (JIIDOS), realizados pelo Governo do Estado, através da Superintendência do Esporte, em Guaratuba, no litoral do Paraná.

Ao todo, 28 idosos do município, entre 60 e 80 anos, disputaram cinco modalidades nesta edição: dominó, tênis de mesa, vôlei câmbio, basquete relógio e vôlei de areia, nas categorias feminino e masculino. Eles estiveram acompanhados por três professores da comissão técnica, da Secretaria de Esporte, e uma enfermeira, disponibilizada pela Secretaria de Saúde.

Os jogos reuniram 32 municípios participantes, representados por cerca de 1.200 pessoas, sendo 888 atletas e 312 entre comissão técnica, professores, enfermeiros e colaboradores. As atividades tiveram início na terça-feira (19) e foram encerradas no último sábado (23), quando ocorreram as finais das modalidades.

Premiações
As disputas renderam prêmios e medalhas aos atletas quatro-barrenses. A dupla Ivanilde Vieira dos Santos (Vanda) e Ivanir Angelina Giachini foi campeã na modalidade Dominó Feminino, conquistando o 1º lugar geral. Na somatória de pontos, Quatro Barras ficou na 13ª colocação na classificação geral dos JIIDOS.

Parcerias
O evento marcou a retomada das competições esportivas no Paraná, através da ação integrada entre Governo do Estado, que forneceu hospedagem e alimentação durante os jogos, e as prefeituras municipais, que ficaram responsáveis pelo transporte e os profissionais, garantindo custo zero aos atletas.

Em Quatro Barras, a mobilização ocorreu através da parceria entre as secretarias municipais de Esporte, Lazer e Juventude; Desenvolvimento Social e Família; Educação e Saúde. Os secretários de Esporte e Educação, Fredinei Rodrigues (Fré), e Desenvolvimento Social, Ieda Tolardo, estiveram em Guaratuba para acompanhar a abertura do evento.

"Esta retomada é importante para promover a integração de um grupo bastante afetado durante a pandemia. É um momento de retomada do esporte, da prática saudável de atividades físicas e do bem-estar deste grupo, que é bastante dinâmico e ativo", disse o secretário de Esporte.

A secretária de Desenvolvimento Social, Ieda Tolardo, afirmou que a participação nos jogos é motivo de satisfação. "Foi uma alegria muito grande ver nossos idosos interagindo num evento desta magnitude, representando Quatro Barras e participando de atividades esportivas que beneficiam sua saúde e qualidade de vida. Todos estão de parabéns", destacou ela.