Quatro Barras avança no combate à violência com a criação do Setor de Atendimento à Mulher

Publicado em: 22/10/2021 18:14 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Crédito: Bruno Stier/PMQB

Ação integrada entre Prefeitura, Câmara Municipal e Delegacia de Polícia Civil, busca otimizar atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, incentivando a punição dos agressores

Quatro Barras dá um passo à frente para ampliar e aprimorar o atendimento à mulheres vítimas de violência doméstica. Na manhã desta sexta-feira (22), o prefeito Loreno Tolardo; o presidente da Câmara Municipal, Eduardo José Lago (Dudu); o Delegado Chefe da Divisão Metropolitana, Dr. Fábio Renato Amaro da Silva Júnior; e o delegado de Policia, Dr. Eduardo Machado de Oliveira, inauguraram o Setor de Atendimento à Mulher, nas proximidades da Delegacia de Polícia Civil - uma unidade que oferecerá de forma exclusiva atendimento e acolhimento ao público feminino vítima de violência.

"Este projeto começou há seis meses atrás com a meta de dar um atendimento mais adequado à mulher, e hoje estamos colhendo os frutos. Quatro Barras hoje avança com a retirada de presos da Delegacia, o que permitiu aos nossos servidores oferecer um atendimento mais qualificado à população, e hoje convergimos para mais esta conquista, com um setor de atendimento exclusivo à mulher. A Polícia Civil está muito feliz por essa conquista", disse Dr. Fábio.

O delegado de Polícia, que atende os municípios de Quatro Barras e Campina Grande do Sul, Dr. Eduardo Machado de Oliveira, também enalteceu a parceria estabelecida, destacando a importância do setor. "Muitas mulheres, vítimas de violência doméstica, encontram-se em situação de vulnerabilidade e muitas delas precisam superar barreiras diariamente. Àquelas que vierem buscar ajuda neste setor, tenham a certeza que receberão o melhor atendimento e acolhimento", destacou o delegado.

O presidente da Câmara, vereador Eduardo José Lago (Dudu), agradeceu pela oportunidade de colaborar com esta parceria. "É uma satisfação muito grande fazer parte de um projeto como este, que dá suporte às mulheres e também coíbe a prática da violência. Além do atendimento, um trabalho de base hoje já acontece nas escolas para incentivar o respeito entre homens e mulheres. É para isso que estamos educando nossos filhos e netos ", disse ele, ao colocar a Câmara Municipal à disposição da iniciativa.

Antes do descerramento da faixa inaugural, o prefeito Loreno Tolardo falou sobre a importância da abertura do Setor de Atendimento à Mulher que, segundo ele, é a realização de um compromisso assumido pela gestão. "Torcemos para que a prática da violência seja superada o mais breve possível, mas se assim for necessário, que a mulher seja tratada com todo acolhimento, respeito e atenção neste momento", disse Tolardo, ao lembrar da lei recém sancionada que proíbe a contratação, tanto no Poder Executivo quanto no Legislativo, de homens inseridos na Lei Maria da Penha. "É mais uma forma de tentarmos coibir esta prática", finalizou ele, ressaltando a importância da atuação da mulher para toda a sociedade.

Presenças
Além do vice-prefeito Jarbas Mocelin e dos secretários municipais, também estiveram presentes os vereadores Lucinéia Alves, Kayo Augustus e Gilson Cordeiro; o superintendente da Polícia Civil da Unidade de Quatro Barras, Dr. Job de Freitas; o delegado da DEMAFE, Dr. Luiz Carlos Oliveira; o capitão Joseph, do 22º Batalhão da PM; o comandante Michel Jess, da Guarda Municipal de Quatro Barras; e representantes do CONSEG-QB, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e da Associação Industrial e Comercial de Quatro Barras e Campina Grande do Sul.

Serviço: O Setor de Atendimento à Mulher conta com o atendimento integral de psicólogo, policiais e servidores que atuam no acolhimento. A unidade está localizada na Rua Catarina Knapik, nº 82, no Centro de Quatro Barras, em frente à Agência dos Correios. O horário de atendimento vai das 9h às 18h, de segunda à sexta-feira. Mais informações também podem ser obtidas no telefone exclusivo: (41) 3672-5933.