Quatro Barras formaliza Plano de Contingência Municipal

Quatro Barras formaliza Plano de Contingência Municipal


Publicado em: 28/06/2017 09:13

Whatsapp

 

O prefeito de Quatro Barras, Angelo Andreatta (Lara), assinou na manhã de ontem (27) o Plano de Contingência Municipal, um documento que reúne informações e organiza procedimentos para que os órgãos envolvidos - como Prefeitura, Defesa Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Ambiental e Civil - possam dar uma resposta em situações de emergência ou desastres naturais.
   
Além do prefeito, representantes destes órgãos também assinaram o plano, que passa a balizar as ações que passarão a ser adotadas.
   
Elaborado por agentes da Defesa Civil e por oficiais do Corpo de Bombeiros, o documento traz de forma detalhada as áreas mais vulneráveis a desastres, como deslizamentos, alagamentos, inundações, granizos, vendavais ou temporais, além de conter dados sobre a população que reside nos locais, tipos de ocupações, predominância construtiva, condições topográficas e fatores de risco.
   
"É muito bom ver esta integração intersetorial e intergovernamental voltada à proteção do cidadão. Reforço aqui meu pedido para que todas as secretarias estejam prontamente engajadas. Esperamos não utilizar o plano de contingência, mas sua preparação é fundamental", destacou Lara.
    
Atuante na Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), Rosamaria Ferreira Duarte, disse que o plano é uma importante ferramenta de trabalho que aponta pontos vulneráveis, situações de risco e o que o município dispõe.
   
"O plano organiza os procedimentos, define quem deverá ser chamado, onde abrigar as vítimas, enfim como proceder para dar uma rápida resposta à sociedade. É uma ferramenta importante, de organização e planejamento", afirmou.
   
Além do prefeito, participaram da solenidade a comandante do Corpo de Bombeiros de Campina Grande do Sul e Quatro Barras, 1ª tenente Mariana Lorenzi; o comandante da 4ª Cia da PM, capitão Willianjar Arquimedes Machado; o delegado de Polícia Civil, Erik Yermelinger Busetti; além de oficias do Corpo de Bombeiros, das polícias militar e civil, pastores, sociedade civil e secretários municipais.


Leia também

Secretaria Municipal de Educação

Escola Especial Joanna Valache abre o 2º Circuito Paranaense de Golf-7

15/08/2018 17:18

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura

Quatro Barras adota critérios mais rígidos na coleta de lixo

15/08/2018 17:10

Secretaria Municipal de Administração Finanças e Planejamento

Município tem contas de 2017 aprovadas pelo TCE

14/08/2018 11:40

Secretaria Municipal de Assistência Social e Cultura

Cidade recebe apresentações culturais do Prêmio Arte Paraná

14/08/2018 11:37

Secretaria Municipal de Educação

Crianças, pais e comunidade escolar dão exemplo de solidariedade

14/08/2018 11:30