Prefeitura de Quatro Barras define calendário do Proerd em escolas municipais

Publicado em: 24/08/2021 17:16 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

A Prefeitura de Quatro Barras, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na manhã desta terça-feira (24), uma reunião para definir quais serão os próximos passos em relação ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), que será retomado a partir do dia 13 de setembro nas escolas da região.

A Polícia Militar, através do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, aproveitou a reunião para fazer uma explicação sobre o projeto, que compõe uma das ações de políticas públicas Estaduais sobre drogas e violência no Paraná, além de trabalhar nas instituições de ensino a prevenção primária em segurança pública.

Em Quatro Barras, o Proerd trabalha com dez turmas de 5º ano, totalizando 285 alunos atendidos. As atividades fazem parte do currículo escolar e, com o retorno, acontecerão uma vez por semana, sendo dez horas-aula, ministradas pelo instrutor, soldado Guilherme Kowalczuk e pela soldado Juliane Mansano, com o auxílio de uma professora, tanto no ensino presencial quanto no remoto, seguindo as diretrizes de Educação impostas pela pandemia.

O soldado Kowalczuk explicou que o último ano exigiu um novo nivelamento e adaptação para que a PM possa realizar as aulas de forma híbrida, seguindo todos os protocolos de segurança, visando os cuidados com a saúde das crianças. Ele também agradeceu por Quatro Barras abrir as portas novamente para que o projeto possa ser desenvolvido. “Estamos com grande expectativa e vamos atingir 100% das escolas da região. Temos certeza que o trabalho vai ser feito com excelência a partir dessa parceria entre Município, Polícia Militar e família de cada aluno”.

A soldado Juliane Mansano comemorou a retomada da iniciativa após a pausa causada pela pandemia. “Ficamos muito felizes por recomeçar o programa no município e estamos muito animados e ansiosos para retornarmos às salas de aula e encontrarmos os alunos. O PROERD vem aí cheio de novidades e adaptado para esse novo momento que estamos vivendo”, disse ela.

Além das questões voltadas às drogas e segurança pública, o PROERD busca trabalhar autoconhecimento e autocontrole emocional, fazendo com que o aluno desenvolva melhor a tomada de decisões e relações no dia-a-dia, aprendendo a lidar com desafios e responsabilidades. Ao final do projeto, os estudantes participam de uma formatura, na qual recebem um certificado.

Para a secretária interina de Educação de Quatro Barras, Marlene do Perpétuo Socorro Pires da Silva, o projeto é de extrema importância tanto para a área escolar quanto para as famílias dos alunos. “Dentro do projeto há diversas orientações cabíveis para a faixa etária dos estudantes, que estão em um processo de desenvolvimento físico e psíquico”, afirmou.

O prefeito Loreno Tolardo celebrou o retorno do projeto e a parceria com a Polícia Militar, que já acontece há anos, além de ressaltar mais esse trabalho voltado à área da educação no município. “Essa é uma ação que demonstra o esforço da atual gestão em fazer mais pela formação dos quatro-barrenses ainda na fase escolar, aliada também aos ensinamentos adquiridos em casa”.

Presenças - Prefeito Loreno Tolardo, Secretária interina de Educação Marlene Pires da Silva, Professor Fredinei Silva Rodrigues, Secretário de Governo Frederico Bernardi, Coordenadora de Educação Gleice Esperanceta, Soldado Guilherme Kowalczuk, Soldado Juliane Mansano e a 1º Tenente PM Kozak, Vereador Andre Luiz Barcia da Silva.