CRAS recebe doações de absorventes da Campanha Dignidade Feminina promovida pelos vereadores

Publicado em: 10/08/2021 12:48 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Legislativo adere à campanha apoiada pela Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) e destina unidades às mulheres vulneráveis do município

A Câmara Municipal de Quatro Barras destinou, na última quinta-feira (5), ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais de 15.370 unidades de absorventes femininos para atender mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Os absorventes foram arrecadados através da Campanha Dignidade Feminina, apoiada pela Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) e idealizada pelo Coletivo Igualdade Menstrual. Por iniciativa da vereadora Lucinéia Alves, com apoio da Mesa Diretora da Câmara e de todos os parlamentares, o Legislativo de Quatro Barras aderiu à campanha e mobilizou empresas, colaboradores e lideranças para colaborar.

As doações ocorreram entre os dias  7 de junho e 7 de julho, com um ponto de coleta na própria Câmara Municipal. Lucinéia disse que a campanha realizada em Quatro Barras é o primeiro passo para avanços quanto a este tema, que agora começa a ser discutido a nível nacional.

"Este é um começo. É um despertar para este problema que sempre existiu, mas que nunca foi amplamente discutido. Agora, com visibilidade em todo o país, poderemos fortalecer as políticas públicas em conjunto com todos os setores e, de fato, atender essas meninas e mulheres, oferecendo a elas uma nova realidade", destacou a vereadora.

A secretária de Desenvolvimento Social e Família, Ieda Tolardo, que participou do evento de entrega, falou da importância da iniciativa. "Esta campanha lançou um olhar para muitas mulheres que realmente não têm condições de adquirir este item de higiene, que tem um papel muito importante para a mulher. Será um resgate da auto-estima, da dignidade, é uma ação de humanização da mulher", ressaltou a secretária, ao falar da necessidade de ações de empoderamento da mulher.

Ieda disse que a Prefeitura será grande parceira neste sentido, revertendo as doações para mulheres de baixa renda, mobilizando associações, entidades e atendendo usuárias do CRAS que realmente necessitam do benefício.

Entrega
A cerimônia de entrega das doações foi acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Eduardo José Lago (Dudu); pelos vereadores Lucinéia Alves, Anderson Mendonça (Rato), Kayo Augustus e Edson dos Santos Paula (Negão); pela representante do Coletivo Igualdade Menstrual, Adriana Bukowiski; e pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Quatro Barras, Patrícia Bonfim; além de representantes do CRAS de Quatro Barras.