Quatro Barras debate políticas públicas para a área social durante conferência

Quatro Barras debate políticas públicas para a área social durante conferência


Publicado em: 21/06/2017 20:05

Whatsapp

 

Criar políticas de proteção social e ao mesmo tempo estabelecer mecanismos que fomentem a autonomia das famílias foi um dos objetivos da 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, realizada nesta quarta-feira (21) em Quatro Barras. O evento, que consiste num espaço de debate para novas estratégias na área social, recebeu grande adesão dos conselhos municipais, usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e lideranças políticas e comunitárias.
   
O prefeito Angelo Andreatta (Lara) enfatizou o papel da conferência municipal e disse que ela consiste num importante espaço de debate para criar novas ferramentas de promoção da área social. "Queremos que esta área seja cada vez mais um mecanismo de passagem, que realmente favoreça a autonomia das famílias, oferecendo iguais oportunidades para todos", disse Lara.
   
A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Cultura, Adriane Gomes Andreatta, disse que é através da política de assistência social que se viabiliza a proteção social, a redução das vulnerabilidades e o empoderamento das famílias. Ela agradeceu sua equipe e pediu a participação de todos na elaboração das propostas.

Programação    
No evento, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Daniele de March, apresentou os programas desenvolvidos na área social. Também foram realizadas apresentações culturais do projeto de ballet e do Espaço Jovem, com atrações circenses, e a palestra da representante do Conselho Regional de Serviço Social (CREAS-PR), Márcia Terezinha de Oliveira.
   
Márcia lembrou os desafios da assistência social antes da década de 80 e a transformação da visão assistencialista em uma ótica de emancipação e fomento à autonomia das famílias. Ela também enfatizou que os municípios hoje são os grandes responsáveis pela execução orçamentária da assistência social, aplicando quase a totalidade dos recursos para a viabilização dos programas.  
   
A palestrante falou ainda sobre a importância da integração com outras políticas públicas, a exemplo da saúde e educação, e a necessidade da previsão orçamentária para consolidar novas estratégias na área social.
   
Após a palestra, os participantes iniciaram os debates em quatro eixos de discussão e interagiram nos plenários temáticos com grupos de trabalho. Também foram eleitos os novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social e o delegado que participará da Conferência Estadual.
   
O evento em Quatro Barras foi promovido pela Prefeitura de Quatro Barras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cultura, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social. Entre os presentes estiveram membros dos conselhos Tutelar, de Saúde, de Políticas sobre Drogas, de Educação, dos Direitos da Criança e do Adolescente, Grupo de Jovens, Grupo da Melhor Idade e usuários do SUAS.


Leia também

Secretaria Municipal de Ordem Pública

Além de arma de fogo, Guarda Municipal fará uso de armas não letais

20/06/2018 09:00

Secretaria Municipal de Educação

CMEI Tio Laio é inaugurado no Pinheirinho

18/06/2018 12:00

Secretaria Municipal de Assistência Social e Cultura

Palestra Amor Exigente marca o dia de combate à violência contra o idoso

18/06/2018 09:00

Secretaria Municipal de Assistência Social e Cultura

Doações reforçam a Campanha do Agasalho

18/06/2018 08:00

Secretaria Municipal de Administração Finanças e Planejamento

Quatro Barras realiza nesta sexta-feira audiência pública para discussão da LDO

14/06/2018 18:00