Sistema de coleta do lixo orgânico agora é automatizado

Publicado em: 14/06/2017 09:52

Desde o início desta semana, o sistema de coleta de resíduos orgânicos em Quatro Barras passou a ser automatizado. O benefício do novo sistema está no processo de coleta dos mais de 40 contentores de lixo instalados tanto na área central, como em bairros populosos a exemplo do Jardim Menino Deus e da Borda do Campo.

Devido à dimensão, estes contentores utilizados pelo comércio, por moradores e por pequenas empresas, nem sempre eram limpos em sua totalidade. "O serviço deixa de ser manual para ser automatizado. Na prática, além de mais funcional, vamos acabar com o acúmulo de resíduos no fundo deste contentores", disse o prefeito Angelo Andreatta (Lara).

Segundo o responsável pela coleta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Iran Mafra, diariamente são recolhidas sete toneladas de lixo orgânico em Quatro Barras. Por mês, o volume é de mais de 180 toneladas. Um dado preocupante é que grande parte destes resíduos ainda não são separados pela população.

Por isso, a Prefeitura orienta e pede aos moradores que colaborem com a separação do lixo. Restos de alimentos não devem ser descartados junto com vidros, papéis, plásticos e metais. Estes materiais devem ser depositados nas sacolas azuis distribuídas pela Prefeitura. Depois de serem recolhidos nas casas, eles são destinados à Associação de Catadores Verde Iraí, onde vão gerar renda e diminuir o volume de lixo descartado no meio ambiente.