Prefeitura Municipal Quatro Barras | Paraná
Busca
Home > Pontos Turísticos


» Pontos Turísticos

Quatro Barras: potencial histórico, ambiental e cultural

Situada a apenas 21 quilômetros de Curitiba, Quatro Barras conserva seu patrimônio histórico e cultural, chegando ao século 21 com mais de 42% do território preservado. A cidade é hoje uma excelente alternativa para quem busca sossego e contato com a natureza, oferecendo opções de lazer, turismo rural e ecoturismo. Entre os principais atrativos estão:

Morro do Anhangava

Imagem
 
Considerado um dos melhores campo-escola de escalada em rocha do Brasil, possui 1.420 metros de altitude e várias vias com diversos graus de dificuldade. Excelente ponto para prática de vôo livre, caminhadas e passeios a cavalo. Está localizado no Parque Estadual Serra da Baitaca, a apenas nove quilômetros do Centro da cidade.
   

Estrada da Graciosa

Imagem
 
Atravessando o trecho mais preservado de Mata Atlântica do Brasil, a Estrada da Graciosa foi a primeira via carroçável do Paraná, construída entre 1854 e 1873. Sua importância histórica está atrelada ao início do desenvolvimento do Estado, por onde circulava o fluxo econômico da época, já que era o principal acesso entre Curitiba e o litoral. Segundo registros históricos, a Estrada da Graciosa também guarda em sua tradição a passagem do imperador Dom Pedro II e sua comitiva, que em visita oficial ao Estado, em 1880, descansaram à sombra de um pinheiro.
   

Caminho do Itupava

Imagem
 
Originário de antigas trilhas indígenas, é o caminho mais antigo do Paraná. São 22 quilômetros de extensão que ligam Quatro Barras a Morretes. Quase todo o percurso é pavimentado com pedras, colocadas por escravos entre os anos de 1625 e 1654. O Caminho do Itupava foi uma das principais vias de comunicação entre o primeiro planalto paranaense e a planície litorânea, desde o século XVII até a conclusão da Estrada da Graciosa em 1873 e a efetivação da Estrada de Ferro Curitiba - Paranaguá em 1885. Hoje é considerado um monumental sítio arquiológico em plena Floresta Atlântica, na Serra do Mar.



Informações sobre empreendimentos, roteiros e pontos turísticos podem ser acessadas pelo site: www.turismoquatrobarras.com.br




Alguns Registros Fotográficos

Imagem
Vista aérea da cidade
Imagem
Área rural - Estrada da Graciosa
Imagem
Área rural - Estrada da Graciosa
Imagem
Cachoeira - Itupava
Imagem
Ponte do Rio Taquari - Estrada da Graciosa
Imagem
Caminho do Itupava
Imagem
Capela de São Pedro - Estrada da Graciosa
Imagem
Ponte de Arco - Estrada da Graciosa
Imagem
Casa de Pedra- Estrada da Graciosa
Imagem
Centro de Informações Turísticas
Imagem
Entrada da Cidade
Imagem
Entrada da Cidade
Imagem
Marco da Passagem de Dom Pedro II
Imagem
Oratório Anjo da Guarda - Estrada da Graciosa
Imagem
Praça 9 de Novembro - Centro
Imagem
Praça 9 de Novembro - Centro
Imagem
Morro do Anhangava
Imagem
Morro do Anhangava
Imagem
Morro do Anhangava - Vista de cima
Imagem
Escultura Homem de Pedra - Praça Daniel Mocelin
Imagem
Estrada da Graciosa
Imagem
Morro do Anhangava - vista lago
Imagem
Portal Quatro Barras
Imagem
Praça Raulino Alves Cordeiro - Centro
Veja Também
RECEBA AS NOVIDADES POR
E-MAIL OU SMS GRÁTIS

DESTAQUES

(+) BUSCADOS

Av. Dom Pedro II, 110 - Centro - Quatro Barras - PR - 83420-000 | (41) 3671-8800

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUATRO BARRAS

CONCURSO PÚBLICO 2017

NOTA DE ESCLARECIMENTO:

Em face de diversas reclamações e denúncias que chegaram ao conhecimento desta Prefeitura Municipal de Quatro Barras, relacionadas ao concurso público realizado parcialmente no último domingo, dia 03/12/2017, através da empresa CEC - CONCURSOS, contratada pelo Município através do Processo Licitatório nº. 03/2016 – Contrato Administrativo nº. 131/2016, esta Procuradoria vem de público, esclarecer à comunidade, aos candidatos e aos demais interessados, que está tomando todas as providencias cabíveis para apuração dos fatos; e que em razão disto, notificou extra-judicialmente a empresa responsável pela elaboração do concurso, para que se abstenha de publicar ou praticar todo e qualquer ato ou ação referente ao concurso, até que todos os questionamentos fiquem perfeitamente esclarecidos.

Quatro Barras, 06 de dezembro de 2017

Jurandir Baptista Salgueiro
Procurador Geral do Município